quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Reflexões sobre a Morte

Quem tem medo da morte?
Você está preparado para morrer?
Por vezes me peguei pensando sobre esse assunto, parece estranho pensar na morte, porém deveria ser algo normal, haja visto que é a única certeza que temos.
Mas afinal, morrer significa um início ou um fim?
Muitos estudos e pesquisas já foram feitos para tentar explicar a morte, todavia nada foi efetivamente comprovado sobre o que acontece depois que nossa alma deixa nosso corpo físico, o fato é que a verdade para isso tudo dependerá da crença que cada um tem.
Para os cristãos católicos, a alma ficará ao lado de Deus até o grande momento do retorno de Cristo e da ressurreição dos mortos.
Em Eclesiastes 12:7 diz: “O pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”.
Para os espíritas, o desencarne representa a desconexão da alma (eterna) do corpo físico atual, sendo que este espírito será reencarnado num outro momento, como parte de sua evolução, este ciclo pode ocorrer várias vezes. Já para os Ateus, a morte representa o fim da existência.
Simbolicamente, a morte é demonstrada por um esqueleto com uma túnica preta e com uma foice na mão, geralmente esta figura do ceifador é associada ao trigo, que biblicamente representa a vida, ou seja, definir se a morte é o fim ou início, dependerá do que queremos acreditar.
Filosoficamente a morte já serviu de inspiração para muitos pensadores, Sócrates particularmente, nunca escreveu seus pensamentos, entretanto seus discípulos e seguidores como Platão, Xenofonte e outros, transcreveram estas ideias e pensamentos. Sócrates defendia a ideia da imortalidade da alma, tendo como tese de que inspirado por Apolo, um dos grandes Deuses da Mitologia, que tinha lhe dado um compromisso muito especial: “conheça-te a ti mesmo.” Para Sócrates o espírito reencarnado vive por um tempo em um corpo físico, que anteriormente estava vivendo no mundo das verdades eternas, cultivando a prática do bem e do belo. Ele acreditava que os Filósofos estavam sempre prontos para morrer, pois queriam conhecer a essência da existência.
Para aqueles que vivem desenvolvendo e aprimorando suas virtudes, assim como os Filósofos não devem temer a morte, já os que cultivam os vícios colherão do outro lado o que plantaram durante sua existência física na terra.
Sócrates inclusive acreditava que os seres após viverem na terra, se reencontravam após a morte, bem como se recordavam de tudo o que viveram na terra.
Num estudo que fiz tempos atrás sobre o poder das palavras, um cientista japonês afirma que as palavras purificadoras de nossa alma aqui na terra são: Amor e Agradecimento.
Eu faço uma analogia da Vida ao Amor, que é uma energia ativa e que neste mundo físico nos permite estar bem com aqueles que vivem conosco, já a morte eu comparo ao agradecimento, que também é energia, entretanto é passivo, pois a gratidão nos desprende de vínculos, nos deixando prontos para uma nova etapa, seja aqui ou em outros planos.
Eu particularmente acredito que existam outros planos paralelos ao nosso, onde vivam os espíritos desencarnados. Já tive muito medo de morrer, hoje tenho uma paz muito grande quando falo nesse assunto, sei o quanto é dolorido perder um ente querido, mas saibamos que um dia nos reencontraremos, numa atmosfera totalmente diferente.
Isso não é uma despedida, muito pelo contrário, ainda quero e preciso viver muito por aqui, todavia falo isso tudo para demonstrar o quanto a morte não me amedronta.
Rogo a Deus que nos dê vida longa juntos, que a tríplice argamassa da Harmonia, da Paz e da Concórdia, nos ligue e conecte eternamente, e principalmente com muito Amor.


Que assim seja!

Nenhum comentário: