quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eu estou limpo!

Dias atrás estava assistindo um telejornal, quando em uma determinada reportagem policial apareceu um sujeito dizendo repetidamente: "Eu estou limpo! Eu estou limpo!"
Após escutar aquele rapaz, fiquei pensando justamente sobre o que é estar limpo.
Se buscarmos o conceito de "limpo" no dicionário, encotraremos algumas notas como: "Que não tem impurezas nem manchas, imaculado" (DicMaxi Michaelis). Aí novamente eu pergunto: "Como um indivíduo que foi preso em flagrante por tráfico de drogas pode se considerar sem impurezas, sem manchas em sua vida, enfim, imaculado?
Querendo ou não, essa simples palavra "LIMPO" acaba tendo uma representação simbólica e filosófica muito grande, o ESTAR LIMPO não representa somente a limpeza do corpo físico, nesta caso estamos falando da LIMPEZA DA ALMA. Acredito que devemos por vezes avaliar como está a candura de nosso SER, verificar se existem manchas ou marcas que nos desabonem. Para isto precisamos de certa forma "calibrar" nosso aparelho medidor do que é certo ou errado, visto que muitas vezes a mídia, a TV e outros meios, acabam deturpando alguns conceitos morais e éticos, influenciando as pessoas a atuarem com certo tipo de conduta não muito adequada.
Para exemplificar essa calibração, eu começaria fazendo algumas verificações básicas, como por exemplo:
- Estacionamos nosso veículo em local proibido?
- Pegamos frutas da árvore do vizinho sem autorização dele?
- Colocamos lixo em local proibido, só porque não tem ninguém vendo?
- Desrespeitamos placas de advertência como se elas não estivessem ali?
Particularmente eu diria que tudo isso não deixa de ser uma forma de corrupção, assim, se respondermos SIM para qualquer uma destas questões, não podemos nos considerar LIMPOS.
Muitos poderão dizer: "Mas eu estacionei  somente por cinco minutos onde não era permitido."
Foram somente cinco minutos, porém foram cinco minutos fora do permitido.
Algumas pessoas que convivem comigo dizem que sou muito chato cumprindo todas as regras, entretanto, eu me sinto apto a cobrar de nossos políticos ética e moral, visto que estou LIMPO, mantenho a candura da minha alma imaculada.
Como podemos querer um país melhor, um país sem corrupção, sem roubos ou maracutaias nos governos e na política, se consideramos pequenas infrações normais.
Não há como existir duas regras, uma para eles  outra e para nós.
Devemos buscar de todas as maneiras mostrar as nossas crianças o que é ESTAR LIMPO, para que estas realmente tenham uma referência correta disto.
Caso contrário, continuaremos escutando em noticiários de TV pessoas gritando: "Eu estou limpo! Eu estou limpo!", sem a mínima noção do que realmente representa isso.
Eu me orgulho muito de ESTAR LIMPO.

Fraternalmente.

Leandro