terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O tempo passa...o tempo voa

Acredito que muitos ainda lembram daquela velha musiquinha: "O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa". O interessante de pensar nesta música, é que podemos perceber de como as coisas mudaram desde então, este banco mesmo já nem existe mais. De qualquer modo, meu interesse principal e lembrança deste jingle está relacionado a velocidade do nosso tempo. A impressão que tenho é de que o tempo corre cada vez mais rápido a medida que evolui, ou seja, quanto mais o tempo passa, mais rápido ele se vai. Lembro de quando era criança que o tempo demorava a passar, hoje faltam horas no dia para conseguirmos fazer tudo o que precisamos.
Eu não lembro onde foi que eu li uma vez, que falava da relação do tempo com a nossa rotina, visto que nosso cérebro "apaga" da contagem do tempo as nossas atividades rotineiras, fazendo com que no final do dia tenhamos a sensação de que tudo passou muito rápido. Já se tivéssemos um dia diferente, por exemplo: Quando vamos em algum lugar que nunca estivemos antes, a impressão é de que o dia não passa. Parece bobagem, mas faz muito sentido tudo isso. 
O fato é que podemos "prolongar" nossa percepção sobre a velocidade do nosso dia, basta "quando possível" mudarmos nossa rotina, experimente alterar o caminho de ida e/ou de volta ao trabalho, tente outras alternativas para "quebrar" a sua rotina. 
Curta mais a família, brinque com os seus filhos, tudo isso ajuda.
O fato é que nossa vida é tão atribulada que não damos atenção às coisas simples, o que faz com que nosso tempo se degenere automaticamente.
Curta a vida, pois a vida é curta.
Curta o tempo, pois ele está cada vez mais curto.


Que assim seja!


Leandro José Soares