quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Onde está a felicidade?

Vivemos por uma busca constante atrás da tal felicidade. Mas que felicidade é esta? Que coisa é tão importante para nos dedicarmos tanto na conquista deste objetivo?
Por várias vezes me peguei em reflexões sobre o tema, visto que em muitos momentos da vida me “achava” infeliz, mesmo tendo todo o conforto de uma bela casa, um carrão potente, um ótimo trabalho e principalmente com uma família linda. Mesmo com tudo isso, não era incomum eu ficar abatido, deprimido e porque não dizer triste. Quando estes momentos chegavam, dificilmente conseguia enxergar as coisas boas que tinha e vivia, em minha mente vinham somente pensamentos ruins e negativos, após este período “negro” me perguntava:
- porque com tudo o que tenho e vivo fico infeliz?
- como podem algumas pessoas terem tão pouco, sobreviverem às contingências da vida serem extremamente felizes?
Estas questões por anos martelavam minha mente, porém sem uma resposta prática à vista. Inclusive me indagava: são questões tão simples, porque não consigo respondê-las?
Percebi que com o convívio com pessoas do bem, positivas e principalmente abrindo a mente para outras visões poderia responder estas indagações. Muitas vezes em conversas normais e cotidianas com amigos e irmãos do coração, percebia que “algumas fichas” iam caindo, muitas experiências e histórias contadas me faziam abrir as portas até então fechadas em minha mente e porque não dizer em meu coração. Como prega a mensagem do filme Into the wild: “a felicidade só é real quando compartilhada”, ou seja, não podemos viver isolados, acharmos que sozinhos iremos conseguir quebrar as correntes e os cadeados que nos prendem em nossas paixões e vícios, precisamos enxergar que a chave para estes cadeados pode estar com o amigo, irmão ou pessoa amada que está ao nosso lado, principalmente precisamos e devemos nos permitir sermos felizes, pois este sentimento não está ligado ao material, mas sim a nossa alma, isto me faz recordar um conceito do Dr. Lair Ribeiro para a diferença entre sucesso e felicidade, segundo ele: “sucesso é você conseguir o que quer”, exemplo: queria comprar um carro e conseguiu, você teve sucesso. Já a felicidade está ligada ao sentimento, ao gostar daquilo que você já conquistou, ou seja, amar tudo aquilo que foi conseguido com muita luta e esforço.
Podemos dizer que esta seria uma analogia simples entre Sucesso e o Ter, ou seja, a ligação aos aspectos materiais, e do Ser com a Felicidade, que é sentirmos nossa alma de bem com a gente mesmo.
Se posso ousar em aconselhar alguém com esta minha experiência eu digo:
- ame sua vida,
- agradeça a Deus por tudo e por todos que fazem parte da sua vida,
- faça tudo que passa com você valer a pena,
- não se culpe, puna ou culpe os outros por coisas que não deram certo, se não funcionou é porque era para ser assim,
- e principalmente, compartilhe com todos o bem, afinal: “a felicidade é real quando compartilhada”.
Sejam todos felizes com a glória de Deus.

Que assim seja!

Leandro José Soares