quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Onde está a felicidade?

Vivemos por uma busca constante atrás da tal felicidade. Mas que felicidade é esta? Que coisa é tão importante para nos dedicarmos tanto na conquista deste objetivo?
Por várias vezes me peguei em reflexões sobre o tema, visto que em muitos momentos da vida me “achava” infeliz, mesmo tendo todo o conforto de uma bela casa, um carrão potente, um ótimo trabalho e principalmente com uma família linda. Mesmo com tudo isso, não era incomum eu ficar abatido, deprimido e porque não dizer triste. Quando estes momentos chegavam, dificilmente conseguia enxergar as coisas boas que tinha e vivia, em minha mente vinham somente pensamentos ruins e negativos, após este período “negro” me perguntava:
- porque com tudo o que tenho e vivo fico infeliz?
- como podem algumas pessoas terem tão pouco, sobreviverem às contingências da vida serem extremamente felizes?
Estas questões por anos martelavam minha mente, porém sem uma resposta prática à vista. Inclusive me indagava: são questões tão simples, porque não consigo respondê-las?
Percebi que com o convívio com pessoas do bem, positivas e principalmente abrindo a mente para outras visões poderia responder estas indagações. Muitas vezes em conversas normais e cotidianas com amigos e irmãos do coração, percebia que “algumas fichas” iam caindo, muitas experiências e histórias contadas me faziam abrir as portas até então fechadas em minha mente e porque não dizer em meu coração. Como prega a mensagem do filme Into the wild: “a felicidade só é real quando compartilhada”, ou seja, não podemos viver isolados, acharmos que sozinhos iremos conseguir quebrar as correntes e os cadeados que nos prendem em nossas paixões e vícios, precisamos enxergar que a chave para estes cadeados pode estar com o amigo, irmão ou pessoa amada que está ao nosso lado, principalmente precisamos e devemos nos permitir sermos felizes, pois este sentimento não está ligado ao material, mas sim a nossa alma, isto me faz recordar um conceito do Dr. Lair Ribeiro para a diferença entre sucesso e felicidade, segundo ele: “sucesso é você conseguir o que quer”, exemplo: queria comprar um carro e conseguiu, você teve sucesso. Já a felicidade está ligada ao sentimento, ao gostar daquilo que você já conquistou, ou seja, amar tudo aquilo que foi conseguido com muita luta e esforço.
Podemos dizer que esta seria uma analogia simples entre Sucesso e o Ter, ou seja, a ligação aos aspectos materiais, e do Ser com a Felicidade, que é sentirmos nossa alma de bem com a gente mesmo.
Se posso ousar em aconselhar alguém com esta minha experiência eu digo:
- ame sua vida,
- agradeça a Deus por tudo e por todos que fazem parte da sua vida,
- faça tudo que passa com você valer a pena,
- não se culpe, puna ou culpe os outros por coisas que não deram certo, se não funcionou é porque era para ser assim,
- e principalmente, compartilhe com todos o bem, afinal: “a felicidade é real quando compartilhada”.
Sejam todos felizes com a glória de Deus.

Que assim seja!

Leandro José Soares

8 comentários:

Eloísa Cristine Corrêa disse...

Realmente a nossa felicidade esta em nossas ações e reações... Os "seres humanos" nem sempre estão contentes com o que eles têm por mais que as tenham em abundância, sempre vai lhe faltar algo, até achar o bem (Deus) dentro de si, só assim ele começará a tratar as pessoas como ele gostaria de ser tratado... E se isso não ocorrer este vínculo será quebrado, ai sim você analisará que “A FELICIDADE SÓ É REAL QUANDO COMPARTILHADA”, e cada vez mais você irá amar as suas coisas adquiridas e conquistadas... AAAMO ler suas postagens... No início me sentia uma intrusa, mais hoje em dia me sinto vitoriosa por ter pessoas como vocês próximas... Ai está a FELICIDADE

beto disse...

Leandro,
um assunto interessante e instigante esse que você trouxe a pauta. Acho que todos nós vivemos esses dilemas durante algum momento da vida, e as veze temos algumas "sacadas" interessantes. Vou colocar minha opinião, que trago comigo a para minha vida. Comecei observando por que algumas pessoas que tem de tudo (emprego, renda, casa, comida, amigos) são tão amargas, tristes, e na outra ponta, como algumas pessoas que tem tão poco podem ser tão felizes e alto astral. Certamente você deve conhecer exemplos assim tambem.
Descobri que a felicidade é um estado de espírito, que cada ser humano escolhe ser feliz ou não. Ser feliz é diferente de estar feliz. Eu decido que vou "ser feliz", portanto, eu agradeço todo dia o meu trabalho, minha família, meus amigos, minha saúde, minha casa, etc, inclusive meus "tropeços". Agradecer ao invés de pedir, tenho exercitado esa prática. Isso não significa que em algum momento eu não esteja triste. Recentemente soube de uma esposa de um amigo que fez um transplante de medula, e faleceu dias depois da cirurgia ter sido um sucesso, pois pegou uma infecção. Isso me deixou triste, mas neu não deixei de ser uma pessoa feliz. Novamente, tenho que agradecer por tudo que recebi e recebo todos os dias.
Então, acredito que ser feliz é uma decisão pessoal e intransferível de cada um. Independente de termos problemas, afinal quem não os tem?
Finalmente, a alegria existencial é muito mais duradoura que a alegria material. A alegria de comprar um carro novo, por exemplo, é efêmera. Na primeira semana, ótimo, depois você vai ser a mesma pessoa de antes. A alegria existencial é duradoura. Por exemplo, se você consegue ajudar alguem, ou salvar uma vida, por exemplo, essa alegria existencial te energizará por muito mais tempo. Pena que a vida capitalista de hoje impulsione as pessoas apenas para a aquisição de bens materiais, assim os shoppings estão cheios, mas os corações estão tristes e vazios.
Boa semana, grande abraço Beto

Odair Maurici Machado disse...

Valeu mano Leandro, assunto bem colocado em um mundo que mede as pessoas pelo que elas tem.
O homem mais feliz que o mundo teve e que mais trouxe felicidade verdadeira a muitos, fez exatamente ao contrario do que se propõe a sociedade moderna. Abriu mão de seus atributos de Deus para encarnar e cumprir o desejo do Pai.

Filipenses 2:6-8
6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

A nossa felicidade não se resume apenas em conquistas, é claro que devemos ser grato por elas, mas não nos apoiarmos nelas. Nossa felicidade plena será atingida ao realizarmos o plano de Pai. Seus caminhos são perfeitos. é por isso que Ele ao falar com o profeta Samuel sobre a desobediência do rei Saul disse que não é como os homens que olha o exterior mas para o coração e as intenções de cada um de nós.

1 Samuel 16:7 “Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Que diariamente sejamos mais gratos e tenhamos o coração do Pai em nós.
Abraços,
Odair Mauricio Machado

Léo disse...

Leandro!
Excelente texto novamente...
Concordo com tudo que você se refere e príncipalmente ao fato da felicidade estar relacionada ao SER, afinal desejamos sempre SER feliz. E a felicidade não podemos comprar. Muitas vezes ela está em coisas simples. Outro fator importante e o fato dela ser compartilhada, afinal não existe nimguém que é feliz sozinho. Seu texto expõe isso de uma forma muito boa. Grande abraço Leonardo Leiria

Leandro José Soares disse...

A maravilha do blog é a possibilidade de compartilharmos e trocarmos conhecimentos, vejam quantos comentários maravilhosos complementaram o texto inicial.
Obrigado de coração a todos pelos comentários, isto me estimula a escrever cada vez mais.
Leandro

Leandro Da Silva Iliziario disse...

Sr. Leandro bom dia,

Desculpe o menor tato neste contato, mas é que pesquisando a área de manutenção na região de Joinville, muito li sobre seu profissional, diante disso, tomo a liberdade de perguntar...Estou de Mudança de Curitiba para Joinville, e procuro uma colocação na área de Manutenção Industrial, na qual já trabalho a alguns anos, sendo assim, gostaria de verificar a possibilidade de estar encaminhando meu currículo para sua apreciação, de modo que se em algum momento tiver ou souber de alguma oportunidade, agradeceria seu retorno.
Meu email de contato é leandrosiliziario@hotmail.com .

Desde já agradeço.

Leandro da Silva Iliziario

Jair Alves disse...

Caro Leandro

Este tema mereçe uma atenção espcial de Todos Nós.
É difícil compreender que para Sermos Felizes precisamos Compartilhar, pois é nas "Relações que Crescemos",ninguém vive sozinho.
Quando entendermos isto,a Humanidade terá dado um grande pesso na Evolução Humana.
Forte Abraço, Parabéns pelas postagens, contine.

Jair Alves

Tati disse...

Realmente Leandro...felicidade deve sim ser compartilhada e vivermos cada dia mais e mais como pensamente como estes...não deixar que as tristezas nos abalem ou tentem se inteirar em nós.
Que assim seja mesmo...
Beijuss