domingo, 13 de novembro de 2011

Amor Fraternal

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, imaginem como seria nosso mundo se este ensinamento cristão fosse seguido por todos em nosso dia-a-dia. Não tenho dúvida de que teríamos a paz, a união, a integração e a irmandade valendo como regra geral. Infelizmente a unanimidade deste pensamento ainda é uma utopia, entretanto penso que podemos começar aos poucos mudar a nossa condição atual, sei que não é fácil, pois não fomos criados para AMAR ao próximo como amamos nossos familiares (pai, mãe, irmãos e etc), nos acostumamos a ver as pessoas a nossa volta como “estranhos”, muitas vezes ignorando totalmente a presença de alguém a nosso lado, transformamos quem está ao nosso redor quase como se fosse uma “pedra”. Eu sei que não é fácil mudar nossa forma de ver a questão do Amor Fraternal, com intuito de olharmos nossos semelhantes com outro prisma, buscando transmitir mesmo em pensamento bons fluídos aos que passam por nós nas ruas, shoppings e em todos os locais por onde andamos. Dê bom dia, boa tarde e boa noite para aqueles que cruzam seu caminho, procure transmitir nestes atos a energia e o poder do AMOR através da palavras, tente, experimente, isso faz um bem danado.
O texto abaixo escrito por Francisco Cândido Xavier apresenta uma conceituação do amor sobre vários pontos de vista, reforçando que o amor está presente em nossas vidas de diversas formas possíveis:

Vida...É o Amor existencial.
Razão...É o Amor que pondera.
Estudo...É o Amor que analisa.
Ciência...É o Amor que investiga.
Filosofia...É o Amor que pensa.
Religião...É o Amor que busca Deus.
Verdade...É o Amor que se eterniza.
Ideal...É o Amor que se eleva.
Fé...É o Amor que se transcende.
Esperança...É o Amor que sonha. ´
Caridade...Amor que auxilia.
Fraternidade...É o Amor que se expande.
Sacrifício...É o Amor que se esforça.
Renúncia...É o Amor que se depura.
Simpatia...É o Amor que sorri.
Trabalho...É o Amor que constrói.
Indiferença...É o Amor que se esconde.
Desespero...o Amor que se desgoverna.
Paixão...É o Amor que se desequilibra.
Ciúme...É o Amor que se desvaira.
Orgulho...É o Amor que enlouquece.
Sensualismo...É o Amor que se envenena.
Finalmente, o Ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente.  (Francisco Cândido Xavier)

Existem algumas citações da Madre Tereza que também são verdadeiras obras da ação divina sobre o homem, buscando representar o que o próprio Jesus já dizia: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, seguem abaixo as sentenças:

“Encontrei um paradoxo, que se você amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor.”

“Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las.”

“Não pense que o amor, para ser genuíno, tenha que ser extraordinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo.”

“Cada vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor, um presente a essa pessoa, uma coisa linda.”

“O trabalho de Deus são laços que formam uma corrente de amor.”

Lendo algo assim, percebo que na verdade a escolha do tipo do amor que queremos só depende de nós, eu acredito no amor da VIDA, da RAZÃO, do ESTUDO, da CIÊNCIA, da FILOSOFIA, da RELIGIÃO, da VERDADE, do IDEAL, da FÉ, da ESPERANÇA, da CARIDADE, da FRATERNIDADE, da SIMPATIA, do SACRIFÍCIO, do TRABALHO, enfim no AMOR FRATERNAL.

Não tenha vergonha de dizer ao seu próximo que você o ama, porém quando for dizer isso, diga de forma verdadeira e honesta, não finja amar os outros.

Que Deus nos abençoe e nos ajude, para que aos poucos o Amor Fraternal se torne o principal sentimento em nosso meio.

Que assim seja!

Leandro José Soares