sábado, 19 de julho de 2008

NADA OCORRE POR ACASO

Olá meus amigos, quero hoje afirmar a seguinte expressão que ouvimos muito em nosso dia-a-adia: "nada ocorre por acaso", realmente quando começo analisar várias situações em minha vida posso concluir que realmente este sentença é verdadeira, vou relatar algumas situações que já vivi e que fizeram com que eu tivesse essa certeza.
Lembro em 2002 quando estava trabalhando na Busscar Ônibus e tivemos a visita de um profissional de uma montadora de chassis, o mesmo trouxe consigo duas normas da indústria automobilística alemã, e durante sua visita me passou cópias destes volumes e disse: "vocês não tem obrigação nenhuma de implantar estas normas aqui, entretanto sugiro que você busque conhecê-las e quem sabe implantar alguma metodologia". Como uma pessoa curiosa por assuntos de gestão, peguei aquelas cópias e fiz delas minhas leituras diárias, procurei a medida do possível implantar algumas ferramentas apresentadas em ambos os volumes, e como ambas tinham uma associação muito forte com a ISO 9001, não tive dificuldade nenhuma em ficar "especialista". Algum tempo passou e recebi o telefonema de um grande amigo, o mesmo comentou que a empresa onde ele trabalhava estava precisando de um profissional que conhecesse a ISO 9001 e principalmente as normas VDA 6.1 e 6.3 da indústria automobilística alemã, eu na hora falei: "eu conheço bem estas normas", enfim, resumindo a história, algum tempo depois eu estava atuando nesta montadora participando diretamente do processo de certificação da mesma pela norma VDA 6.1.
Outra situação interessante foi quando já estava atuando na VW e no retorno para casa (trabalhava em São José dos Pinhais e morava em Joinville), eu acabei cochilando no volante, já era tarde da noite, ainda bem que eu estava com um amigo ao meu lado e o mesmo estava acordado, pois quando íamos bater ele puxou o volante, foi um susto só, bom a situação passou chegamos em casa e contei à minha esposa, a reação foi uma só: "você decide, ou vamos morar em Curitiba, ou você volta trabalhar em Joinville". No outro dia (sábado) fomos para Curitiba procurar um local para alugar, um dia de procura e nada, porém no domingo olhei no jornal na parte de classificados e lá estava uma oportunidade muito interessante, mandei meu CV...novamente resumindo a história, um dia após a certificação da empresa pela VDA 6.1 eu pedi demissão e voltei a trabalhar mais próximo da minha casa.
Sinceramente poderia passar horas contanto situações desse tipo, assim como vocês também devem ter vários casos parecidos, assim sem medo de ser feliz eu afirmo: NADA OCORRE POR ACASO.

QUEM NÃO PLANEJA ANTES DE EXECUTAR UM ATIVIDADE, JÁ ESTÁ PLANEJANDO FALHAR

Olá meus amigos, quero abordar um assunto muito importante, que as pessoas só lembram que existe depois terem falhado em alguma ação.
Estou me referindo a ação de PLANEJAR, não lembro quem disse a frase: “quem não planeja antes de executar uma atividade, já está planejando falhar”, independente de qual seja a atividade, deveríamos antes de mais nada analisar as necessidades, recursos necessários, em fim, todas as possibilidades antes da execução, porém no dia-a-dia não é bem assim que ocorre.
Um método excelente que auxilia no planejamento é o PDCA, sigla do inglês das palavras PLAN (planejar), DO (fazer), CHECK (verificar) e ACTION (agir corretivamente), traduzindo quero dizer que devemos iniciar qualquer atividade com o planejamento, definindo primeiramente onde queremos chegar, ou seja, estabelecendo as metas e logo após definindo os recursos e os meios com os quais teremos condições de executar o que planejamos. O planejamento estando definido é necessário que todos os envolvidos na execução conheçam o que precisa ser feito, para posteriormente fazer o que foi planejado. A terceira etapa diz respeito à verificação da implementação das ações e se as metas estão sendo atendidas, caso necessitem de aperfeiçoamento estamos entrando na última etapa que é agir para garantir que tudo saia perfeito.
Este método, simples e prático já revolucionou a história da qualidade no mundo, experimente e descubra por si só se não irá revolucionar a sua também.

QUALIDADE É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS

Caros amigos, quero compartilhar com vocês uma experiência vivida em meados de 1996, quando na época estava atuando na certificação pela ISO 9001:94 de uma grande empresa do ramo automobilístico no norte de Santa Catarina. Vou abordar uma situação que despertou em mim um conceito que considero fundamental para a Qualidade, vamos então aos fatos:
Estávamos escrevendo a Política da Qualidade da empresa, assim que concluímos a descrição a encaminhamos à Presidência para aprovação, pouco tempo depois recebemos a mesma com uma solicitação de revisão do título, onde o Presidente solicitava que a Política da Qualidade fosse chamada de “Princípios da Qualidade” e não com o nome referenciado na ISO. Recordo-me que isto me deixou muito chateado e até mesmo um pouco revoltado, pois estávamos simplesmente utilizando a nomenclatura utilizada na norma, para que alterá-la? Neste período eu recém havia concluído o curso de Lead Auditor e me achava o “dono da razão” quando o assunto era ISO 9000, pouco tempo depois (ainda bem que foi pouco tempo) eu caí na real e compreendi a grandiosidade de pensamento e da visão que o Presidente tinha, visto que neste momento entendi o que ele estava querendo dizer...realmente Qualidade é uma questão de PRINCÍPIOS.
Como assim? Não adianta uma pessoa querer fazer qualidade dentro de uma empresa se esta for uma pessoa sem qualidade, ou seja, se alguém fora da empresa joga papel no chão, estaciona seu carro no shopping usando duas vagas, fura o sinal vermelho, como alguém com esta postura vai fazer qualidade dentro da empresa? Simplesmente não faz! Se não consegue cumprir regras, normas e sistemáticas fora, atuando na organização dificilmente cumprirá também.
Uma vez li um livro de um autor chamado Juarez Cavalcanti Bezerra, onde em um dos trechos ele dizia o seguinte: “Não se pode separar a qualidade do nosso negócio, da qualidade das pessoas que fazem o nosso negócio”, e isto é a mais pura verdade, se a pessoa não tem princípios, dificilmente terá qualidade.
Foi a partir deste momento que percebi que se queremos mudar o padrão da qualidade em nossa organização, devemos começar mudando o padrão de qualidade das pessoas que fazem a nossa organização. Este pensamento refletiu inclusive na educação que dou para os meus filhos atualmente, pois sempre procuro mostrar e ensinar a eles desde alguns conceitos relacionados a organização, ordem e disciplina, mas também algo mais elementar, começando pelo que chamo de “palavrinhas mágicas”, que os ensinei desde quando começaram a falar, tais palavras são: Muito obrigado, com licença, por favor, desculpa, bom dia/tarde/noite, enfim, os princípios básicos para que no futuro sejam pessoas de qualidade, e assim possam contribuir para a qualidade daquilo que eles venham fazer.
Desta forma eu afirmo em alto e bom som:QUALIDADE É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS.