Olá meus amigos, quero abordar um assunto muito importante, que as pessoas só lembram que existe depois terem falhado em alguma ação.
Estou me referindo a ação de PLANEJAR, não lembro quem disse a frase: “quem não planeja antes de executar uma atividade, já está planejando falhar”, independente de qual seja a atividade, deveríamos antes de mais nada analisar as necessidades, recursos necessários, em fim, todas as possibilidades antes da execução, porém no dia-a-dia não é bem assim que ocorre.
Um método excelente que auxilia no planejamento é o PDCA, sigla do inglês das palavras PLAN (planejar), DO (fazer), CHECK (verificar) e ACTION (agir corretivamente), traduzindo quero dizer que devemos iniciar qualquer atividade com o planejamento, definindo primeiramente onde queremos chegar, ou seja, estabelecendo as metas e logo após definindo os recursos e os meios com os quais teremos condições de executar o que planejamos. O planejamento estando definido é necessário que todos os envolvidos na execução conheçam o que precisa ser feito, para posteriormente fazer o que foi planejado. A terceira etapa diz respeito à verificação da implementação das ações e se as metas estão sendo atendidas, caso necessitem de aperfeiçoamento estamos entrando na última etapa que é agir para garantir que tudo saia perfeito.
Este método, simples e prático já revolucionou a história da qualidade no mundo, experimente e descubra por si só se não irá revolucionar a sua também.
Estou me referindo a ação de PLANEJAR, não lembro quem disse a frase: “quem não planeja antes de executar uma atividade, já está planejando falhar”, independente de qual seja a atividade, deveríamos antes de mais nada analisar as necessidades, recursos necessários, em fim, todas as possibilidades antes da execução, porém no dia-a-dia não é bem assim que ocorre.
Um método excelente que auxilia no planejamento é o PDCA, sigla do inglês das palavras PLAN (planejar), DO (fazer), CHECK (verificar) e ACTION (agir corretivamente), traduzindo quero dizer que devemos iniciar qualquer atividade com o planejamento, definindo primeiramente onde queremos chegar, ou seja, estabelecendo as metas e logo após definindo os recursos e os meios com os quais teremos condições de executar o que planejamos. O planejamento estando definido é necessário que todos os envolvidos na execução conheçam o que precisa ser feito, para posteriormente fazer o que foi planejado. A terceira etapa diz respeito à verificação da implementação das ações e se as metas estão sendo atendidas, caso necessitem de aperfeiçoamento estamos entrando na última etapa que é agir para garantir que tudo saia perfeito.
Este método, simples e prático já revolucionou a história da qualidade no mundo, experimente e descubra por si só se não irá revolucionar a sua também.
Um comentário:
Bom dia.
O tema escolhido por você foi muito bem bordado, é de suma importância independente da atividade praticada parabéns!
Atenciosamente,
Richardson Tullio
Postar um comentário