terça-feira, 13 de abril de 2010

A energia e a vibração da palavra

Quem nunca ficou “hipnotizado” quando parou para ouvir uma palestra ou discurso, ou mesmo um sermão de um padre ou pastor que sabe usar as palavras. Talvez pareça uma bobagem, mas usar o termo hipnotizar não é mera força de expressão, a palavra pode hipnotizar e até mesmo fazer com que pessoas tomem cabo da própria vida, ou tirem a vida de outros. Quantos já se mataram em função de ouvirem as palavras de pessoas que sabiam usá-las?

Pessoas que conseguem com seus discursos inflamados e cheios de emoção, manipular o pensamento e as ações das pessoas. Basta olharmos para trás e lembrarmos do que Hitler conseguiu. Fez com que um povo fosse quase dizimado, simplesmente fazendo com que suas palavras fossem seguidas por pessoas que acreditavam na força delas, fazendo com que tudo que ele falasse fosse considerado uma verdade pura.

Como disse Jorge Adoum no livro “A Magia do Verbo e o Poder das Letras”: “Cada letra é uma força potente e corresponde a um sinal e uma posição do corpo, não percebemos sua vibração, embora exista e se manifeste quando falada e pronunciada mentalmente.”

Este pensamente traduz o que realmente representa a “palavra”, um conjunto de letras que quando pronunciadas produzem vibração, ou seja, uma energia capaz de dominar, sensibilizar, ou até mesmo iniciar processos de ira, ódio, ou até mesmo amor.

Uma palavra pode ser dita por várias pessoas, porém a energia dela será forte e influente de acordo com a forma e maneira como a mesma é pronunciada e emitida, mas principalmente pensada. Quantos de nós ja não esperamos de alguém uma “palavra de carinho”, uma “palavra de consolo”, ou uma “palavra amiga”? Veja bem, um sentimento está dando sentido à palavra em si, pois é isso que a palavra irá representar neste momento...um sentimento. Seria até injusto pensar que uma palavra não muda alguém, quem não traz conforto, alento e até mesmo paz quando a pessoa que recebe entra em sintonia com o emissor, se assim fosse, ou se isso não fizesse sentido, os “disk vida” que existem por aí, onde pessoas que estão deprimidas e muitas vezes prestes a se matar, buscam energia, esperança e força para levantar e sair do buraco, simplesmente com palavras recebidas por telefone de pessoas que não conhecem e que talvez nunca conheçam.

Seria muito simplório pensar na fala somente como um conjunto de palavras que expressam um pensamento, esta ação na verdade emana uma corrente eletromagnética que emana vida.

Na bíblia em João (1:1) diz o seguinte: “No início era o verbo”, e o verbo continua influenciando nossas vidas, esta influência pode ser positiva ou negativa, dependendo da energia presente na palavra, que muitas vezes não importa a forma de expressão, se escrita, falada ou pensada. As palavras possuem uma magia que interfere no modo de agir e pensar das pessoas, muitas vezes agindo inconscientemente.

Uma situação importante de ser mencionada nesta questão da palavra, é que ela acaba exercendo uma energia de mão dupla, por mais que você acredite que está direcionando a palavra somente para determinada pessoa, ela tem um poder de retornar a pessoa que a emitiu, mesmo que esta não perceba e seja através do seu inconsciente, esta com certeza é a pior parte, a pessoa acaba recebendo de volta sem perceber, tudo aquilo que “lançou ao vento”.

A influência do campo magnético gerado pela palavra nos interfere diretamente, por isto a importância de pensarmos e transmitirmos coisas boas, assim sendo, de uma forma ou outra, aquilo que emitimos aos outros através das palavras, retornará para nós, ou seja, acabamos sendo um reflexo das nossas palavras.

Esta é a famosa Lei da Atração, pense e faça coisas boas que você atrairá coisas boas, pense e faça coisas ruins que terá isso em troca, ou seja, o seu pensamento hoje será a tradução do que você será amanhã. Em Tiago (3:2-3) no Novo Testamento há a seguinte frase: “ Aquele que não tropeça ao falar é realmente um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo.” Acredito que podemos buscar nosso aperfeiçoamento através da forma como utilizamos as palavras. Aquele que não pensa antes de falar e fala sem pensar, acaba pagando o preço pelo seu ato, pois a palavra é como fogo, assim como pode aquecer, também poderá queimar.

A aplicação prática disso tudo parece ser fácil, mas infelizmente não é, estamos mergulhados em um mundo de mentiras, hipocrisias e vibrações nem sempre harmônicas, quando tentarmos mudar nossa forma de pensar e de usar as palavras, poderemos ser encarados como: bobos, trouxas ou idiotas...quem sabe até ouvirmos alguém dizer: “Você não irá revidar esses insultos?”. Este será o grande desafio, o uso eficiente do poder da palavra requer: atenção, coragem e disciplina.

Considerando tudo isso, fica muito claro que deveremos selecionar também aquilo que ouvimos, os programas que assistimos na TV, as pessoas com que convivemos e até mesmo os assuntos que conversamos, a palavra é magnetismo puro, e isto influenciará inclusive nossa própria energia (aura), ou seja, está em nossas mãos a decisão de mudar nossos “papos”, nossas leituras ou filmes que assistimos, buscando formar em nós uma força eletromagnética positiva. A palavra usada de forma equilibrada é um passo para trilharmos o caminho da sabedoria.

Volto a citar Jorge Adoum, “pronunciar um nome é uma evocação, pronunciar uma palavra é evocar um pensamento e fazê-lo presente”. Vamos a partir de hoje, fazer com que as palavras que citamos ou pensamos em nossos trabalhos efetivamente se façam presente, não custa nada tentar.

Em nossas vidas, comece a mudar seu vocabulário, tente começar a transmitir em suas palavras e em pensamentos coisas boas aos outros, repasse palavras que energizem positivamente seu dia, aí está o poder da oração, porque será que as orações fazem efeito?

Um cientista japonês chamado Masaru Emoto fez um experimento com água, segundo Masaru Emoto, a água possui uma memória. Este pesquisador japonês descobriu isso após vários anos de investigação para tornar visível a estrutura da água. Suas espetaculares fotografias mostram como a água muda conforme seu ambiente. Parece que tudo causa um efeito nela: não apenas as substâncias químicas ou outros poluentes, mas também o som, as palavras e até pensamentos. Emoto e sua equipe colocaram adesivos contendo palavras e dizeres em garrafas com água destilada que ficaram descansando por 24 horas. Eles começaram usando palavras em japonês, depois acrescentaram inglês e alemão. A equipe descobriu que, enquanto os três idiomas se correspondem surpreendentemente bem, as palavras em cada um deles apresentaram diferenças notáveis. Emoto explica: "Você só pode entender isso se pensar em termos de vibração, se não encarar as palavras como invenções das pessoas, mas como um fenômeno vivo. Eu acho que os sons revelam vibrações da natureza. Foi assim que surgiram as palavras: elas evoluíram dessas vibrações".

As palavras envolvem totalmente nossos planos físico, mental e espiritual, nos dando sabedoria, força e beleza, vamos evocá-las com consciência e energia, pois uma palavra mal utilizada pode causar prejuízos irreparáveis.

Existem em nossas vidas algumas coisas que depois de feitas não retornam mais, isto inclui a pedra depois de atirada, o tempo depois de passado e a palavra depois de falada.

Vamos energizar positivamente nossas vidas com as palavras.

Que assim seja!

Leandro José Soares