domingo, 16 de outubro de 2011

"Ser do Bem"

Estava recentemente refletindo sobre o fato do que significaria “Ser do bem”. A princípio parece óbvio, significa fazer o bem aos outros, entretanto não satisfeito com este conceito, comecei a “confabular” comigo mesmo sobre o tema, visto que não poderia perder a oportunidade de “filosofar” um pouco sobre um assunto tão importante.
A primeira situação que pensei foi em relação ao conceito de que o “ser”, poderia simplesmente considerar com o significado de “estar fazendo o bem”, entretanto percebi que isto me colocaria em uma condição temporal ou melhor, contingencial para fazer o bem, ou seja, poderia “Ser do bem” de acordo com o momento, ambiente, condição financeira ou até mesmo psicológica apresentada. Concluí que estava com uma percepção muito vulnerável a minha condição mental, corporal e não espiritual.
Outra alternativa seria pensar no “Ser do bem”, onde o SER é uma criatura onde o BEM está intrínseco e fisicamente constituído deste SER, isto é, efetivamente sermos formados pelo BEM, na verdade devemos ser o próprio BEM. Infelizmente nem todo mundo ainda é um “Ser do bem”, todavia, todos podem tornar-se. Como? Através do AMOR, quando nossa alma, nossa essência passa a ser constituída de AMOR, passamos a condição de “Ser do bem”.
Acredito que toda a criança nasça com esta condição, entretanto a influência do ambiente onde ela vive, com o passar do tempo a mesma acaba modificando a sua estrutura interna.
Pense no ter e no ser, é nosso objetivo sobrepor o SER ao TER, o que realmente não é fácil.
Vivemos sempre correndo atrás do metais, de qualquer modo nossa consciência deve buscar sempre a evolução espiritual, e a candura da nossa alma.
É nosso dever nos tornarmos novamente um “Ser do bem”, visto que se assim nascemos, assim devemos morrer.

Que assim seja!