domingo, 16 de outubro de 2011

"Ser do Bem"

Estava recentemente refletindo sobre o fato do que significaria “Ser do bem”. A princípio parece óbvio, significa fazer o bem aos outros, entretanto não satisfeito com este conceito, comecei a “confabular” comigo mesmo sobre o tema, visto que não poderia perder a oportunidade de “filosofar” um pouco sobre um assunto tão importante.
A primeira situação que pensei foi em relação ao conceito de que o “ser”, poderia simplesmente considerar com o significado de “estar fazendo o bem”, entretanto percebi que isto me colocaria em uma condição temporal ou melhor, contingencial para fazer o bem, ou seja, poderia “Ser do bem” de acordo com o momento, ambiente, condição financeira ou até mesmo psicológica apresentada. Concluí que estava com uma percepção muito vulnerável a minha condição mental, corporal e não espiritual.
Outra alternativa seria pensar no “Ser do bem”, onde o SER é uma criatura onde o BEM está intrínseco e fisicamente constituído deste SER, isto é, efetivamente sermos formados pelo BEM, na verdade devemos ser o próprio BEM. Infelizmente nem todo mundo ainda é um “Ser do bem”, todavia, todos podem tornar-se. Como? Através do AMOR, quando nossa alma, nossa essência passa a ser constituída de AMOR, passamos a condição de “Ser do bem”.
Acredito que toda a criança nasça com esta condição, entretanto a influência do ambiente onde ela vive, com o passar do tempo a mesma acaba modificando a sua estrutura interna.
Pense no ter e no ser, é nosso objetivo sobrepor o SER ao TER, o que realmente não é fácil.
Vivemos sempre correndo atrás do metais, de qualquer modo nossa consciência deve buscar sempre a evolução espiritual, e a candura da nossa alma.
É nosso dever nos tornarmos novamente um “Ser do bem”, visto que se assim nascemos, assim devemos morrer.

Que assim seja!

6 comentários:

Eloísa Cristine Corrêa disse...

"Ser do Bem"?... Ou um "Ser do Bem"? Seria apenas um conceito? Ou seria mas uma ação ou uma postura diante das adversidades em que encontramos no nosso dia a dia...
Amo suas postagens, fiquei faceira após a minha solicitação. Bjos. Le

Mauricio Guerra disse...

"ser do bem" é um assunto que acredito tos os dias temos de mentalizar e desenvolver.Adorei seu texto e continue postando outros como este, que nos faz refletir sobre o mundo que nos cerca.

Anônimo disse...

Meu Caríssimo!
Ser do bem é a virtude encarnada. Mas de nada adianta somente "sermos" do BEM. Deus quer que FAÇAMOS o BEM, pois a atitude do bem é muito escassa hoje em dia! Compartilhar o bem no teu blog é fazer o bem! Parabéns!
Chiquinho

Anônimo disse...

Excelente reflexão, ainda existe tempo para mudarmos nossa programação mental. Como posso ser um ser do Bem? apenas mudando nas pequenas atitudes diárias.
JOãO PESSOA.

Léo disse...

Leandro, quando li o titulo do texto não pensei duas vezes para ler, pois esse é um tema muito complexo e difícil de expor em palavras. Mas concordo muito com o que você fala e penso que o amor realmente é o ponto chave para "sermos do bem" tudo que fazemos e pensamos com amor fica melhor. Abraço Leonardo Leiria

Valter A. Oliveira disse...

Legal, Leandro, bela mensagem, saiba que compartilho muito com está condição de ser do bem. Parabéns.