sábado, 19 de julho de 2008

QUALIDADE É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS

Caros amigos, quero compartilhar com vocês uma experiência vivida em meados de 1996, quando na época estava atuando na certificação pela ISO 9001:94 de uma grande empresa do ramo automobilístico no norte de Santa Catarina. Vou abordar uma situação que despertou em mim um conceito que considero fundamental para a Qualidade, vamos então aos fatos:
Estávamos escrevendo a Política da Qualidade da empresa, assim que concluímos a descrição a encaminhamos à Presidência para aprovação, pouco tempo depois recebemos a mesma com uma solicitação de revisão do título, onde o Presidente solicitava que a Política da Qualidade fosse chamada de “Princípios da Qualidade” e não com o nome referenciado na ISO. Recordo-me que isto me deixou muito chateado e até mesmo um pouco revoltado, pois estávamos simplesmente utilizando a nomenclatura utilizada na norma, para que alterá-la? Neste período eu recém havia concluído o curso de Lead Auditor e me achava o “dono da razão” quando o assunto era ISO 9000, pouco tempo depois (ainda bem que foi pouco tempo) eu caí na real e compreendi a grandiosidade de pensamento e da visão que o Presidente tinha, visto que neste momento entendi o que ele estava querendo dizer...realmente Qualidade é uma questão de PRINCÍPIOS.
Como assim? Não adianta uma pessoa querer fazer qualidade dentro de uma empresa se esta for uma pessoa sem qualidade, ou seja, se alguém fora da empresa joga papel no chão, estaciona seu carro no shopping usando duas vagas, fura o sinal vermelho, como alguém com esta postura vai fazer qualidade dentro da empresa? Simplesmente não faz! Se não consegue cumprir regras, normas e sistemáticas fora, atuando na organização dificilmente cumprirá também.
Uma vez li um livro de um autor chamado Juarez Cavalcanti Bezerra, onde em um dos trechos ele dizia o seguinte: “Não se pode separar a qualidade do nosso negócio, da qualidade das pessoas que fazem o nosso negócio”, e isto é a mais pura verdade, se a pessoa não tem princípios, dificilmente terá qualidade.
Foi a partir deste momento que percebi que se queremos mudar o padrão da qualidade em nossa organização, devemos começar mudando o padrão de qualidade das pessoas que fazem a nossa organização. Este pensamento refletiu inclusive na educação que dou para os meus filhos atualmente, pois sempre procuro mostrar e ensinar a eles desde alguns conceitos relacionados a organização, ordem e disciplina, mas também algo mais elementar, começando pelo que chamo de “palavrinhas mágicas”, que os ensinei desde quando começaram a falar, tais palavras são: Muito obrigado, com licença, por favor, desculpa, bom dia/tarde/noite, enfim, os princípios básicos para que no futuro sejam pessoas de qualidade, e assim possam contribuir para a qualidade daquilo que eles venham fazer.
Desta forma eu afirmo em alto e bom som:QUALIDADE É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS.

Um comentário:

Julio Araujo disse...

É meu querido mano, você é essencial em nossas vidas, pois traz algo a mais, é forte, é revigorante, você é tudo de bom meu caro. Feliz daqueles que o cercam, pois com certeza crescem um pouquinho mais a cada vez que lemos suas mensagens, nos damos um grande abraço e é por isso que posso dizer que aprendo muito com você.
Pois é, concordo com você, temos que fazer com que os nossos filhos e as pessoas que nos cercam entendam melhor a qualidade para um mundo melhor.
e que assim seja. hehehe
Julio Araujo