terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O tempo passa...o tempo voa

Acredito que muitos ainda lembram daquela velha musiquinha: "O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa". O interessante de pensar nesta música, é que podemos perceber de como as coisas mudaram desde então, este banco mesmo já nem existe mais. De qualquer modo, meu interesse principal e lembrança deste jingle está relacionado a velocidade do nosso tempo. A impressão que tenho é de que o tempo corre cada vez mais rápido a medida que evolui, ou seja, quanto mais o tempo passa, mais rápido ele se vai. Lembro de quando era criança que o tempo demorava a passar, hoje faltam horas no dia para conseguirmos fazer tudo o que precisamos.
Eu não lembro onde foi que eu li uma vez, que falava da relação do tempo com a nossa rotina, visto que nosso cérebro "apaga" da contagem do tempo as nossas atividades rotineiras, fazendo com que no final do dia tenhamos a sensação de que tudo passou muito rápido. Já se tivéssemos um dia diferente, por exemplo: Quando vamos em algum lugar que nunca estivemos antes, a impressão é de que o dia não passa. Parece bobagem, mas faz muito sentido tudo isso. 
O fato é que podemos "prolongar" nossa percepção sobre a velocidade do nosso dia, basta "quando possível" mudarmos nossa rotina, experimente alterar o caminho de ida e/ou de volta ao trabalho, tente outras alternativas para "quebrar" a sua rotina. 
Curta mais a família, brinque com os seus filhos, tudo isso ajuda.
O fato é que nossa vida é tão atribulada que não damos atenção às coisas simples, o que faz com que nosso tempo se degenere automaticamente.
Curta a vida, pois a vida é curta.
Curta o tempo, pois ele está cada vez mais curto.


Que assim seja!


Leandro José Soares

5 comentários:

Giovanegbenedet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovanegbenedet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovanegbenedet disse...

Leandro!
Demais cara! Realmente o modo de como o tempo passa muitas vezes, ou na maiorias delas, depende de nossas atitudes! Estive 8 meses sobre uma e uma cadeia de rodas! Minha percepção de tempo mudou, e para melhor! Hoje dou mais valor as "pequenas coisas"!Gde abraço!

Giovanegbenedet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jair Alves disse...

Leandro
Você foi muito feliz em escolher este texto. Hoje nós não percebemos como estamos presos as Nossas rotinas diárias, onde temos horário para tudo, absolutamente tudo. Com isso não percebemos, não vivemos o "Tempo". Cadas vez mais nos tornamos escravos "Dele".
Precisamos fazer o "Nosso Tempo" e saborear as coisas boas da Vida e dar mais valor a quem Amos e as pessoas que estão ao Nosso lado todos os Dias.
Grande Abraço e Parabéns por esta importante Reflexão.
Velu...
Jair Alves