quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eu estou limpo!

Dias atrás estava assistindo um telejornal, quando em uma determinada reportagem policial apareceu um sujeito dizendo repetidamente: "Eu estou limpo! Eu estou limpo!"
Após escutar aquele rapaz, fiquei pensando justamente sobre o que é estar limpo.
Se buscarmos o conceito de "limpo" no dicionário, encotraremos algumas notas como: "Que não tem impurezas nem manchas, imaculado" (DicMaxi Michaelis). Aí novamente eu pergunto: "Como um indivíduo que foi preso em flagrante por tráfico de drogas pode se considerar sem impurezas, sem manchas em sua vida, enfim, imaculado?
Querendo ou não, essa simples palavra "LIMPO" acaba tendo uma representação simbólica e filosófica muito grande, o ESTAR LIMPO não representa somente a limpeza do corpo físico, nesta caso estamos falando da LIMPEZA DA ALMA. Acredito que devemos por vezes avaliar como está a candura de nosso SER, verificar se existem manchas ou marcas que nos desabonem. Para isto precisamos de certa forma "calibrar" nosso aparelho medidor do que é certo ou errado, visto que muitas vezes a mídia, a TV e outros meios, acabam deturpando alguns conceitos morais e éticos, influenciando as pessoas a atuarem com certo tipo de conduta não muito adequada.
Para exemplificar essa calibração, eu começaria fazendo algumas verificações básicas, como por exemplo:
- Estacionamos nosso veículo em local proibido?
- Pegamos frutas da árvore do vizinho sem autorização dele?
- Colocamos lixo em local proibido, só porque não tem ninguém vendo?
- Desrespeitamos placas de advertência como se elas não estivessem ali?
Particularmente eu diria que tudo isso não deixa de ser uma forma de corrupção, assim, se respondermos SIM para qualquer uma destas questões, não podemos nos considerar LIMPOS.
Muitos poderão dizer: "Mas eu estacionei  somente por cinco minutos onde não era permitido."
Foram somente cinco minutos, porém foram cinco minutos fora do permitido.
Algumas pessoas que convivem comigo dizem que sou muito chato cumprindo todas as regras, entretanto, eu me sinto apto a cobrar de nossos políticos ética e moral, visto que estou LIMPO, mantenho a candura da minha alma imaculada.
Como podemos querer um país melhor, um país sem corrupção, sem roubos ou maracutaias nos governos e na política, se consideramos pequenas infrações normais.
Não há como existir duas regras, uma para eles  outra e para nós.
Devemos buscar de todas as maneiras mostrar as nossas crianças o que é ESTAR LIMPO, para que estas realmente tenham uma referência correta disto.
Caso contrário, continuaremos escutando em noticiários de TV pessoas gritando: "Eu estou limpo! Eu estou limpo!", sem a mínima noção do que realmente representa isso.
Eu me orgulho muito de ESTAR LIMPO.

Fraternalmente.

Leandro

4 comentários:

Odair Mauricio Machado disse...

Leandro, excelente tópico.

Enquanto lia seu texto me lembrei do que Deus disse ao profeta Isaias:
Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridão luz, e da luz, escuridão. (Isaías 5:20).

O que você escreve me leva a concluir que a partir do momento em que as pessoas deixam de ter Deus como seu guia, perdem gradualmente a noção dos princípios, valores e regras por Ele estabelecidas. Ter Deus como guia não significa perder o interesse pela vida e por tudo o que existe. Deus criou todas as coisas para delas gozarmos, mas existe um padrão e princípios eternos baseado em amor pelo qual devemos seguir para que possamos ser limpos da maior sujeira que existe no ser humano que se chama pecado e se manifesta na vida das pessoas como raiva, ódio, ira, roubo (mesmo que seja uma fruta como você escreveu), adultérios, fornicações, vícios, isolamentos, depressão, desejos de morte...
Quando nosso corpo mortal for revestido da incorruptibilidade então seremos eternamente e completamente limpos.Todavia para isso a sujeira que temos agora que prefiro chamar de pecado, só se resolve com arrependimento por meio da fé no sacrifício de Jesus, o Cristo.

Michael disse...

Para que "nos" entendamos o que é estar limpo prcisamos eliminar as impurezas, desde no início da nossa educação, dos educadores e daqueles que "? nos representam ?" perante a sociedade sem geral para que se possa difundir e apregoar essa limpeza. Que me perdoem os religiosos, independente de sua crença, que me perdoem os educadores e que me perdoem os pais, mas são voces que tem a força e são voces que devem dar o exemplo, mas...
Michael Makarov - Curitiba

Leandro José Soares disse...

Como já dizia aquele velho ditado: "As palavras movem, mas os exemplos arrastam".
Se realmente queremos mudar nossa soliciedade, devemos começar por nós, pois os nossos exemplos poderão ser seguidos por nossos filhos, sobrinhos, vizinhos e amigos. Nossas crianças precisam de boas referências, percebo que as criaças atualmente estão perdendo as referências, estão seguindo os exemplos errados, principalmente pela falta destes dentro de casa.
Vamor refletir sobre isso e fazermos assim uma sociedade melhor para todos.

Leandro

luis felipe tavares disse...

Vida é movimento.
Somos vórtices vivos a crescer em volume e densidade.
Para que atinjamos nosso maior objetivo, a própria continuidade fluida e sem resitencias temos que remover os obstáculos presentes em nós mesmos.
As impurezas que possuímos de fato são lacunas a serem preenchidas.
Aquisições que nos confirirá eficiencia necessária ao movimento limpo.