domingo, 21 de julho de 2013

O Despertar da Alma

É incrível como o hábito, a rotina e muitas vezes até o condicionamento acaba nos tornando cegos a muitas coisas em nossa volta. Este dia-a-dia cada vez mais corrido, diria até estressante, em função do trânsito, rotinas de trabalho cada vez mais exigidas, acaba nos colocando um véu nos olhos e até mesmo tampões em nossos ouvidos, visto que nos tornamos frios ou diria insensíveis para perceber pequenos fatos que ocorrem ao nosso redor, porém que demonstram uma Beleza enorme.
Quero relatar dois episódios que me chamaram a atenção tempos atrás. O primeiro ocorreu durante a minha chegada pela manhã ao escritório, quando passava com o carro por uma das ruas do condomínio industrial, percebi um Quero-Quero no meio da via, imediatamente reduzi a velocidade, de fato quase parei o veículo, e fiquei observando o pássaro. O que me impressionou foi o ataque do mesmo ao pneu, confesso que cheguei a pensar em ter ferido o animal, foi quando olhei para o lado e vi um filhote próximo ao meio fio, mas já se deslocando para a rua, na verdade o que estava ocorrendo era a tentativa de defesa de uma mãe ao seu filhote. 
Vejam que interessante, um pássaro de aproximadamente 20 cm, atacando um veículo no intuito de proteger sua prole.
O meu caminho pela manhã de casa para o trabalho é o meu período de oração, aproveito aquele momento que estou só para conversar com  DEUS, penso que como minha sensibilidade estava aflorada, pude em poucos segundos perceber tantas coisas ao mesmo tempo. Nos minutos restantes deste fato até o meu escritório, eu fiquei pensando com meus botões: como é incrível esse instinto maternal nos animais, os mesmos não medem esforços para proteger os seus. 
E nós humanos? 
Com consciência, livre arbítrio e inteligência, nos colocamos em posição de combate para defender quem amamos? 
Diria que é fácil para uma mãe ou pai defender seus filhos, mas também temos a mesma força para proteger outras pessoas que amamos?
Confesso que esta questão ainda está ecoando em minha mente.
Como é difícil amar e se doar ao próximo com toda a nossa alma, creio que somente pessoas com um nível de evolução muito grande conseguem esta proesa.

Outra situação pitoresca foi no meu primeiro despertar após o início do horário de verão, a tendência seria eu acordar com sono, entretanto neste dia despertei disposto e alerta, e principalmente já escutando um som que há muito tempo não percebia, este som na verdade era uma sinfonia de pássaros de vários tons, frequências e cantos, algo numa intensidade como nunca havia notado antes. Aquilo me deixou  meio em transe, fiquei na cama de olhos abertos e olhando para o nada, simplesmente deixando a magia daqueles sons invadirem meu espírito, foi uma sensação de bem estar enorme, difícil de explicar em palavras. Algum tempo depois a responsabilidade falou mais alto e levantei para iniciar minha jornada, entretanto, o pensamento e reflexões que tive foram:
- A quanto tempo não ouvia estes pássaros da forma como aconteceu hoje?
- Sei que eles estão todos os dias do lado de fora fazendo suas cantorias matinais, porém, naquele dia a minha alma ouviu os cantos de maneira especial, me fazendo despertar não só para o meu dia de trabalho, mas para tentar perceber durante minha rotina diária os detalhes tão simples, tão pequenos, mas que nos levam a visualizar e viver coisas antes inimagináveis.
Experimente abrir os olhos e ouvidos de sua alma para a Beleza das coisas simples que estão ao nosso redor, busque dar um brilho diferente a sua vida. Como? Simples! Busque DEUS dentro de ti, agradeça todos os dias pela sua vida, diga sempre: “Obrigado DEUS por este novo dia”, e principalmente, deixe-se contagiar pelo simples, pelo Belo, mas principalmente pelo Amor.
Que assim seja!

Nenhum comentário: