terça-feira, 25 de setembro de 2012

O que você quer ser quando crescer?


O que você quer ser quando crescer?
Quem nunca foi questionado quando criança sobre isto?
Eu lembro muito bem que eu sempre dizia que queria ser bombeiro.
O curioso é que atualmente percebo que muitos profissionais que já estão há anos no mercado, ainda não definiram claramente suas carreiras, atuam em uma área e fazem cursos de graduação em áreas totalmente diferentes da sua profissão. Por que isto acontece?
Bom, talvez seja em função da necessidade de diversificar os conhecimentos e competências, entretanto, na verdade o que muitos estão fazendo é buscando capacitação para efetivamente entrarem no mercado que queriam quando do início de suas vidas profissionais.
Percebo que geralmente o profissional entra no mercado (primeiro emprego), de acordo com a disponibilidade de oportunidades, isto às vezes coincide com o que realmente o profissional queria para a sua carreira, entretanto muitas vezes isto não ocorre.
Acredito que sempre há tempo de mudar o rumo da carreira, porém, saliento que a carreira deve ser conduzida por nós mesmos, muitas empresas desenvolvem programas de desenvolvimento de carreiras e etc., isto realmente é muito importante para auxiliar o profissional, todavia, não é a responsabilidade da empresa gerir a carreira do profissional, cada um deve tomar o “leme” de sua carreira e conduzi-la de acordo com suas expectativas.
As empresas fazem atividades periódicas de Planejamento Estratégico, com intuito de traçarem os caminhos da mesma para os anos seguintes, por que não fazemos isto para a nossa empresa também, como já dizia Tom Peters: a empresa “VOCÊ SA”.
É importante fazer o Planejamento Estratégico na empresa “VOCÊ SA”, desta forma tomando efetivamente conta do rumo que queremos dar às nossas carreiras.
Pense nisso!
Comece perguntando a si mesmo: Onde quero estar daqui a 5 anos?
Trace seu plano para atingir este objetivo, levante seus pontos fortes e fracos, e é claro, se isto puder ser efetuado com a ajuda de sua empresa, melhor ainda.



Um fraterno abraço.

Leandro

Nenhum comentário: