quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

De que lado você está: do PROBLEMA, ou da SOLUÇÃO??

Certa vez em uma reunião na empresa levantei o seguinte questionamento: De que lado você está: do PROBLEMA ou da SOLUÇÃO??
Questionei isto, pois percebo que muitas pessoas são especialistas em levantar “problemas”, e quando falo em problemas, estou me referindo àquelas situações onde as pessoas na verdade reclamam de tudo, nada está bom, por mais que a empresa faça melhorias, crie benefícios e vantagens, tem gente que nunca está satisfeita. Não estou querendo dizer que as pessoas não possam reclamar quando estão insatisfeitas, muito pelo contrário, somente gostaria que as pessoas estivessem do lado da SOLUÇÃO, como assim: se a pessoa reclamasse, mas desse uma sugestão para a melhoria e assim resolvesse o problema, ela assim estaria colaborando para o desenvolvimento da melhoria contínua e do desenvolvimento da organização.
Não adianta só ficar reclamando (às vezes de barriga cheia), precisamos além dos problemas, levantar soluções para os mesmos, o fato é que reclamar é muito mais fácil, é só “jogar a bola pra cima” e esperar que alguém segure.
Precisamos mostrar para a todos que é muito melhor fazer parte da SOLUÇÃO, tenho certeza que se cada um que levantasse um problema já viesse com a “sua” sugestão de melhoria, teríamos um ambiente de trabalho e uma qualidade em nossos serviços e processos muito melhores.
Isto me lembra uma situação: Jesus decidiu voltar a terra para verificar como as coisas estavam, veio então como médico em um hospital público, quando foi entrando corredor a fora se deparou com aquela fila enorme esperando atendimento do médico, enquanto caminhava ao lado da fila o pessoal comentava: “vai trocar o plantão, e o médico é novo aqui”. Jesus então entrou no consultório e solicitou ao médico que atendia a troca de plantão, como o médico já estava cansado aceitou. O primeiro paciente da fila era um homem de cadeira-de-rodas, o mesmo havia sofrido um acidente e estava paraplégico, seria sua primeira consulta após o acidente. Jesus então chamou o paciente: ”próximo”, o rapaz entrou com a cadeira e Jesus perguntou: “O que aconteceu?”, “sofri uma acidente doutor, vim saber como ficarei a partir de agora”, respondeu o homem. Jesus ergueu sua mão e disse: “Levanta-te a ande”, o rapaz levantou da cadeira e saiu porta a fora caminhando normalmente. Quando chegou no corredor o próximo da fila perguntou: “e aí! como é o médico novo”, o rapaz então respondeu: ”igual aos outros, nem examina a gente”.
Este eposódio mostra bem a nossa realidade, as pessoas não conseguem reconhecer nem mesmo os milagres que recebem, já estão tão acostumadas a reclamar que não valorizam as coisas boas que ocorrem no dia-a-dia.
Vale lembrar que o profissional que faz parte da SOLUÇÃO consegue se destacar em relação aos demais, consegue um poder de argumentação mais positivo, não olhando somente as coisas negativas, enfim, fazer parte da SOLUÇÃO é mais gratificante.
Pelo menos eu penso desta forma.
E então...de que lado você está? Do PROBLEMA ou da SOLUÇÃO?

Fraternalmente,

Leandro

Nenhum comentário: