domingo, 15 de janeiro de 2012

A gente se acostuma

Tem uma frase escrita por Juarez Cavalcante Bezerra que diz: "Não se pode separar a qualidade do nosso negócio, da qualidade das pessoas que fazem o nosso negócio", ou seja, se a pessoa não tem qualidade fora da empresa, não terá qualidade no seu trabalho. Não é anormal encontramos pessoas que estacionam o carro em local proibido, jogam lixo no chão, ultrapassam o sinal vermelho, enfim, se fazem coisa errada fora da empresa, com certeza também farão durante sua atividade profissional.
Muitas vezes escutamos: "Mas é rapidinho"..."Vou ali e já volto"..."Ninguém tá vendo"..."É normal fazer isso"..."Todo mundo faz"...na verdade não é normal, o fato é que A GENTE SE ACOSTUMA.
Acostuma a ver o sujeito comprando nota para declarar no IR, se acostuma vendo as pessoas "roubando" frutas no quintal do vizinho, acostuma a ver o terreno baldio cheio de lixo...tudo isso é normal? Normal não é, porém é comodo e confortável deixar como está.
Precisamos em nosso dia-a-dia mostrar com nossas atitudes que não é nada careta ser honesto e correto.
Cabe a cada um fazer o que é certo para mudarmos nosso país, onde a corrupção foi institucionalizada.
Eu não me acostumo....e você?


Leandro José Soares

4 comentários:

Oliverio disse...

Caro Mano Leandro, não é possível mesmo se acostumar com essas coisas.. se cada um de nós cumprir o seu dever, com certeza estaremos contribuindo para diminuir esse estado de coisas que estão por aí... eu não me acostuma!!!!
Abraços.
Oliverio

Anônimo disse...

Caro Lenadro,
estamos vivendo uma época em que a "capacidade de indignação" das pessoas chegou ao nível mais baixo em toda a história, fruto da modernidade e da mudança dos hábitos da sociedade.
Pergunte a um jovem, de 13, 14, 15 anos, o que o deixaria indignado...
Creio que ele terá dificuldade em encontrar a resposta...
Ãtualmente, não há quase nada que choque aos jovens, pois tudo é "normal"... homem com homem, mulher com mulher, catástrofes naturais, política??? ah, isso é coisa de velho...
Enfim, penso que muito da evolução da ciência e da própria sociedade se deveu a capacidade de indignação das pessoas da época, que não aceitavam o velho chavão "isso sempre foi assim".
Eu, particularmente, tento exercitar diariamente a minha capacidade de indignação, isso me faz não desistir, não jogar a toalha e ficar acomodado só reclamando.
Meu recado é: exercitem a sua capacidade de indignação, diariamente. Mande email para os políticos, questione aqueles que param em vagas especiais sem necessidade, os que furam fila, os que se omitem e que são coniventes com tudo.
Não critico mais os políticos, ou os juizes ou os policiais, ou qualquer outra categoria. Eles são a expressão fiel da nossa sociedade, e eu e você fazemos parte dela. Cabe a cada um de nós decidir quando e onde se indignar e participar, ou apenas se omitir...
Mas cuidado, a capacidade de indignação não pode tornar você um chato, um cara azedo e sem alegria de viver. Como dizia Che Guevara: hai que endurecer sin perder a ternura...
abraço
Beto

Weslei Lovati disse...

Acostumar nunca, lutar sempre, desistir Jamais....basta cada um fazer sua parte que estaremos contribuindo e muito.

mauricio disse...

Estamos perdendo os paramentros do que é "normal" .A educação hoje não se faz mas em casa e os pais acham que é um dever da escola.Os princípios e a educação é algo que se traz de casa,por isso acredito é sempre vou acreditar na estrutura da FAMILIA.Não deixemos nos contaminar por algo que não faz parte de nossa criação.
Abraços ,Maurício Guerra